Avançar para o conteúdo principal

Pedido, solicitação, requerimento

Pedido, solicitação, requerimento, requisição


solicitação
1. solicitud , pedido.
2. fig tentación ƒ, apelación ƒ.
3. postulación (postulação)

 requisição (documento oficial) ƒ;

(jurídico) ato através do qual se pede determinada providência, realizado por quem possui autoridade para tal». 

¿Me puede hacer un volante para el ginecólogo?
Pode dar-me uma requisição (br?)para o ginecologista?

O médico de família dá uma credencial (consulta) para o especialista.


E E E
Um requerimento é um documento usado por empresas ou particulares para solicitar informações ou fazer pedidos a um organismo público, a uma instituição ou a uma autoridade.
1. ESTRUTURA
Um requerimento bem estruturado ajuda a uma melhor compreensão daquilo que é pedido. Deve, por isso, constar das seguintes partes:
- IDENTIFICAÇÃO DO ORGANISMO A QUE SE DIRIGE.
- INTRODUÇÃO - contém os dados pessoais que identificam o requerente: nome, naturalidade, idade, profissão, morada, número do B.I., número de contribuinte, etc..
- MENSAGEM - contém o pedido e as razões que o justificam:
- Exposição: espaço onde se explica detalhadamente o motivo do pedido enumerando, de forma ordenada os argumentos e as causas (cada argumento pode ser precedido pela palavra QUE).
- Petição: espaço onde se expressa o que se solicita à pessoa ou entidade a que é dirigido o requerimento (pode ser, por exemplo, a fórmula: SOLICITO a V. Ex.ª que...)
- FECHO: consta de três elementos que terminam o requerimento.
- Expressão da conclusão: Pede deferimento
- Data: por extenso, antecedida da indicação do lugar.
- Assinatura do requerente.
2. APRESENTAÇÃO
Na apresentação de um requerimento há que ter alguns cuidados. Assim, deve-se:
- usar uma folha branca ou uma folha própria para o efeito;
- deixar uma margem superior de 6 cm e uma margem esquerda de 7 cm;
- separar os diferentes pontos do requerimento por uma linha em branco;
- adequar as formas de tratamento à entidade a que se destina ( começa-se por: Ex.mo Sr. ou Il.mo Sr. e no interior do texto devemos escrever V. Ex.ª ou, por extenso Vossa Excelência).
3. EXEMPLOS

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Ex.mo Sr._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 
Director do Teatro "Setúbal em Palco"_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Eu, abaixo assinado, Paulo Silva, estudante, natural de Setúbal, estando a frequentar o 9º ano do ensino básico, na Escola Secundária nº 2, venho, em nome dos meus colegas de turma, expor o seguinte: depois de termos estudado algumas obras de Gil Vicente, gostaríamos de montar um pequeno espectáculo com uma colagem de textos do próprio Gil Vicente e de outros autores._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ Solicito, por isso, a V. Ex.ª que nos conceda, se possível, um espaço no vosso teatro para ensaiarmos e para, mais tarde, mostrarmos o nosso trabalho a toda a comunidade._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Pede deferimento_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _
Setúbal, um de Março de 2000_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _
Paulo Silva_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Ex.ma Sr.ª_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _Presidente do Conselho Executivo_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _da Escola Secundária de Castelo de Vide_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _Eu, abaixo assinado, António Manuel da Cruz, estudante, natural de Castelo de Vide, residente na Rua Alves Redol, nº 7, com o B. I. n.º 3647658, de 28/07/92, do arquivo de identificação de Lisboa, contribuinte n.º 8796324912._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _Exponho_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _QUE me foi concedida uma bolsa de estudo no dia 4 do mês de Setembro do ano transacto, no valor de 35 000$00 mensais._ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _QUE me foi comunicado que essa bolsa seria enviada para a morada acima indicada, a 25 de cada mês._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _QUE passados três meses que foram da concessão da bolsa, ainda nada me foi enviado._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _SOLICITO que V. Ex.ª tome conhecimento deste caso e accione os mecanismos necessários para a sua resolução._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _Pede deferimento_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Castelo de Vide, três de Janeiro de 2000_ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ António Manuel da Cruz_ _ _ _ _ _ _ _ _
4. PRÁTICA
Redige um requerimento a uma empresa, autarquia, escola ou outra instituição sobre um dos seguintes temas:
- Solicitação de entrevista para obtenção de emprego.
- Pedido de empréstimo de instalações desportivas para um torneio escolar.
- Pedido de ligação eléctrica, de água ou de esgotos.
- Outro.

Exmo. Sr. Director da escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre), Pe. David Quintal.
Eu, abaixo assinada, Paula Isabel de Sousa Ramos e Fariña, estudante na referida escola no 10º ano, turma E, nº11 (Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais), com B.I. nº 13659100,Contribuinte nº 220048193 e Cartão de Identificação nº 12038, com quinze anos de idade, natural da Cidade de Câmara de Lobos, residente na Cidade de Câmara de Lobos, com morada: Rua João Ricardo Ferreira César, nº 29, 1º e Código postal 9300-076, mediante a situação por vezes caótica vivida pelos estudantes deste estabelecimento de ensino nos intervalos entre os blocos de aulas e no intervalo para almoço, durante os quais a fila para compra de alimentos no bar da escola é muito extensa, obrigando, por vezes, vários alunos dos mais variados cursos e anos de escolaridadea chegarem atrasados às suas aulas devido ao tempo de espera demasiado longo a que são sugeitos para serem devidamente atendidos.
 A situação estende-se igualmente ao intervalo de almoço, em que o tempo, já escasso, se estingue na fila de espera, levando alguns alunos a usufruírem de menos de metade do período de almoço a que têm direito.
Solicito a V. Ex.ª que analise esta situação.
Sugiro, na minha simples qualidade de estudante deste estabelecimento, a instalação de um ou mais pontos de venda de refeições e/ou contratação de um ou mais funcionários, de modo a abreviar o tempo de espera a que os alunos são sujeitos.
Admitindo os encargos financeiros que a aprovação e consequente aplicabilidade de tais sugestões possam advir, peço que tome consciência de que tais mudanças trarão inúmeros benefícios aos alunos que, aliás, a elas têm direito, visto o valor simbólico que oferecem mensalmente ao estabelecimento de ensino aqui tratado.
Pede Deferimento.
Câmara de Lobos, 24 de Novembro de 2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conectores do discurso. Textos e compreensão escrita

Por completar pessoalmente

Comércio: Tipos de Circuítos de distribuição

CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO:   caracteriza-se  pela existência de um  número reduzido de intermediários entre o produtor e o consumidor. Os produtos saem directamente dos produtores para os retalhistas que os vendem aos consumidores. RETALHISTAS:  São comerciantes que compram os produtos aos produtores ou a outros intermediários e vendem-nos directamente aos consumidores. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO: PRODUTOR   ->>-- RETALHISTA --->>--- CONSUMIDOR CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO : caracteriza-se  pela existência de um  vários intermediários entre o produtor e o consumidor. Os vários intermediários podem ser importadores, armazenistas, transportadores, agentes comerciais, etc. Todos os intermediários que se situam entre o produtor e o retalhista, designam-se por grossistas. Ao contrário dos retalhistas, os grossistas não vendem aos consumidores finais. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO:

Sustentabilidades

21 de julho de 2016 10 ERVAS DO MATO COMESTÍVEIS PARA CONHECER E SE BENEFICIAR No Brasil ➩em todo o mundo ⟸ há  mato de todo tipo – ervas daninhas  como também se chamam. E muitas dessas, o mato mesmo,  é comestível e até medicina l. Conheça aqui 10 das que você pode comer, em  saladas ou cozidos , e se beneficiar muito. Antigamente, quando a vida das pessoas estava muito mais ligada ao  meio rural , essas mesmas ervas eram conhecidas e aproveitadas. Não custa recuperar esse conhecimento, que tem milênios de benefícios para os seres humanos. Mas, tenha o cuidado de  não colher qualquer erva que esteja na beira de áreas agrícolas  industriais ou que usem qualquer tipo de agrotóxico assim como,  evite as que nascem na beira das rodovias ou avenidas , pelo excesso de poluentes que contêm. Fora isso, jardins, praias, campos, prados, estradinhas de terra, meio da mata, todos são lugares saudáveis para você colher sua salada. Mas, tenha atenção, não vá se confundir e comer alg