Avançar para o conteúdo principal

5 motivos para você usar o Kahoot em sala de aula


5 motivos para você usar o Kahoot em sala de aula



https://goo.gl/images/su1RjC

  por Andreas Panse em Educação, Plataformas online on 9 de dezembro de 2017



Ao longo deste ano, ouvi várias pessoas comentarem sobre o Kahoot e como ele ajuda a tornar as aulas mais divertidas e motivadoras. Na semana passada, resolvi finalmente experimentá-lo. Criei meu primeiro Kahoot e testei com meus alunos da segunda série do Ensino Médio. E qual foi o resultado? Uma experiência inovadora, mais do que aprovada pelos alunos!

Mas afinal, o que é o Kahoot?
Criado em 2013 na Noruega, o Kahoot é uma plataforma de ensino gratuita que funciona como um gameshow. Os professores criam questionários de múltipla escolha (sempre com 4 opções) e os alunos participam online, cada um com seu dispositivo (computador, tablet ou celular).

Vamos agora aos 5 motivos pelos quais você também deveria experimentar o “Kahoot!” em sala de aula:

(1) É de graça!

Além de não custar nada, os alunos nem precisam criar uma conta. Basta você fornecer o código (Game PIN) para eles entrarem no quiz criado por você. Se eles não tiverem um smartphone, podem participar via tablet ou computador. No caso do celular, é preciso baixar o aplicativo, ou no App Store (da Apple) ou no Play Store (do Google).

Kahoot Game PIN

No caso do meu Kahoot, o Game PIN era o número 7195693. Esse código você fornece aos alunos.

(2) É divertido

Os alunos de fato adoram a abordagem digital proposta pela plataforma. Acostumados com o uso de ferramentas online, se engajam de forma natural e curtem o lado competitivo do Kahoot.

(3) Ajuda na implantação da aula invertida (flipped classroom)

No meu caso, os alunos se prepararam antes da aula para a atividade do Kahoot: eles leram alguns capítulos de um livro que estávamos trabalhando e, desta forma, chegaram preparados para a aula. O Kahoot serviu para fixar e aprofundar o conteúdo estudado em casa.

Kahoot Aula Invertida Flipped Classroom

(4) Todos os professores podem usar

Qualquer professor pode criar um quiz para qualquer matéria ou assunto. Existe a possibilidade de inserir fotos, vídeos ou planilhas para ilustrar melhor as questões. Depois de cada pergunta, o professor pode analisar imediatamente quantos alunos acertaram a questão. Com isso, ele recebe um feedback valioso quanto à compreensão da turma. Se todos entenderam, o quiz segue. Caso contrário, o professor pode decidir por explicar melhor a questão naquele momento, ou esclarecer, ao final da aula. O Kahoot gera uma planilha Excel, no final da atividade, que dá a opção de analisar cada questão individualmente:

Quantos alunos acertaram?
Quais alunos acertaram?
Kahoot Excel
A planilha Excel foi disponibilizada pelo Kahoot logo após a conclusão da atividade de Alemão.

(5) Fortalece as competências socioemocionais

O Kahoot possibilita que os alunos participem da atividade individualmente ou em grupos. Ao trabalhar em grupos, os alunos precisam lidar com opiniões distintas e trabalhar a comunicação para chegar a um objetivo comum – no caso, responder corretamente a questão.

Queria lembrar também um ponto muito importante quanto a implementação da ferramenta no meu dia a dia. Comecei a utilizar o Kahoot por causa de uma troca constante de experiências em sala de aula entre colegas. Eu me reúno semanalmente com outros professores para compartilhar ferramentas didáticas que foram implementadas com sucesso na realidade da nossa escola. Refletimos também a respeito das aulas:

Qual estratégia deu certo?
Qual técnica não deu certo? Por quê?
Foi num encontro desses que uma professora me indicou o Kahoot e me mostrou como ele funciona, fazendo uma pequena demonstração do quiz que ela tinha criado e aplicado com os alunos dela em sala de aula.

Quero enfatizar que é muito importante refletir e compartilhar as práticas pedagógicas. Um professor que busca a constante atualização quanto ao seu trabalho coloca essa rotina no seu dia a dia!
Me resta somente lembrar que, como qualquer ferramenta didática, ela precisa ser utilizada apenas nos momentos pertinentes. Ou seja, ela não é a solução mágica para todos os problemas educacionais que se apresentam para os professores nos dias de hoje.

Quer criar seu primeiro “Kahoot!”? Então clique aqui para começar! LINK “KAHOOT”!

***
Andreas Panse é suíço e mora no Brasil desde 2005.
Formado em Pedagogia pela Universidade de Zurique, atua como consultor pedagógico na Escola Suíço-Brasileira. Leia mais…





9 comentários em “5 motivos para você usar o Kahoot em sala de aula”
RUTH DISSE: 9 de dezembro de 2017 às 19:38
Muito bom esse artigo sobre o Kahoot! Fiquei motivada para experimentá-lo na sala de aula.

RESPONDER
ANDREAS DISSE: 10 de dezembro de 2017 às 09:30
Que bom que gostou, Ruth!

RESPONDER
DAIKICHI DISSE: 11 de dezembro de 2017 às 09:29
Andreas, gostei muito da forma didática que você utilizou para explicar o que é o Kahoot.
Vou utilizar na minha área que é de TI – Tecnologia da Informação.
Parabéns.

RESPONDER
ANDREAS DISSE: 11 de dezembro de 2017 às 13:26
Obrigado pelo feedback, Daikichi!

RESPONDER
Pingback: Você sabe dar aulas cativantes? Responda essas 10 perguntas!
CAROL DISSE: 22 de março de 2018 às 14:59
Uma amiga já tinha me falado sobre o Kahoot! Ela usa e sempre me incentivou! Quando ela me mandou esse link, criei minha conta e já construí dois quiz. Amanhã vou aplicar em sala (que será apenas de exercícios)… Ansiosa pelo resultado!

RESPONDER
ANDREAS DISSE: 22 de março de 2018 às 16:59
Que legal, Carol! Boa sorte com a aplicação da ferramenta!

RESPONDER
ADRIANA TREIN DISSE: 15 de agosto de 2018 às 16:20
Vocês sabem me dizer se há um número limite de grupos? Quantos grupos podem participar no máximo? Obrigada.

RESPONDER
ADRIANA DISSE: 15 de outubro de 2018 às 09:39
Adorei o explicação!!! Parabéns.
Testarei com meus alunos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conectores do discurso. Textos e compreensão escrita

Por completar pessoalmente

Comércio: Tipos de Circuítos de distribuição

CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO:   caracteriza-se  pela existência de um  número reduzido de intermediários entre o produtor e o consumidor. Os produtos saem directamente dos produtores para os retalhistas que os vendem aos consumidores. RETALHISTAS:  São comerciantes que compram os produtos aos produtores ou a outros intermediários e vendem-nos directamente aos consumidores. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO: PRODUTOR   ->>-- RETALHISTA --->>--- CONSUMIDOR CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO : caracteriza-se  pela existência de um  vários intermediários entre o produtor e o consumidor. Os vários intermediários podem ser importadores, armazenistas, transportadores, agentes comerciais, etc. Todos os intermediários que se situam entre o produtor e o retalhista, designam-se por grossistas. Ao contrário dos retalhistas, os grossistas não vendem aos consumidores finais. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO:

Sustentabilidades

21 de julho de 2016 10 ERVAS DO MATO COMESTÍVEIS PARA CONHECER E SE BENEFICIAR No Brasil ➩em todo o mundo ⟸ há  mato de todo tipo – ervas daninhas  como também se chamam. E muitas dessas, o mato mesmo,  é comestível e até medicina l. Conheça aqui 10 das que você pode comer, em  saladas ou cozidos , e se beneficiar muito. Antigamente, quando a vida das pessoas estava muito mais ligada ao  meio rural , essas mesmas ervas eram conhecidas e aproveitadas. Não custa recuperar esse conhecimento, que tem milênios de benefícios para os seres humanos. Mas, tenha o cuidado de  não colher qualquer erva que esteja na beira de áreas agrícolas  industriais ou que usem qualquer tipo de agrotóxico assim como,  evite as que nascem na beira das rodovias ou avenidas , pelo excesso de poluentes que contêm. Fora isso, jardins, praias, campos, prados, estradinhas de terra, meio da mata, todos são lugares saudáveis para você colher sua salada. Mas, tenha atenção, não vá se confundir e comer alg