Avançar para o conteúdo principal

Falar: discriminar e produzir


OooooooOOOOOOOooooooooo
EEEEEEeeeeeeeEEeeeeeeeeEEEEeeeee

Fonetica prática das vogais tónicas dos timbres intermédios



Nos prontuários, há listas de vocabulário que contêm a referência à pronúncia das palavras que podem oferecer dificuldade e, naturalmente, muitas palavras com "e" e "o" aberto constam delas.
(...)

No Brasil, nas palavras esdrúxulas em que as vogais tónicas "e" ou "o" são seguidas das consoantes nasais "m" ou "n", essas vogais têm o timbre fechado, assinalado pelo acento circunflexo, ao contrário do que se passa na norma do português europeu.

Ex.: académico / acadêmico; cénico / cênico; atónito / atônito; cómodo / cômodo; tónica / tônica;


1. Quanto às palavras com "e" aberto:

a) em sílaba átona, normalmente o "e" não é aberto: ou se pronuncia "i", ou emudece.
Excepções, ou seja, palavras com "e" aberto:

beladona, carácter, cegada, credor, dislexia, enfezar, esquecer, freguês, freguesia, inclusive, Lucifer, vedor, velhada, vetar, vexame, vexatório.

b) em sílaba tónica, o "e" ou é aberto ou fechado, dependendo da etimologia.
Exemplo de palavras com "e" aberto:

anel, papel, mel, belo, breve, caracteres, cutelo, dez, esmoler, frete, neto, valete, veto, e os demonstrativos femininos essa, essas, dessa, dessas, desta, destas.

c) em sílaba tónica, nas homógrafas, a pronúncia recomendada é a do "e" fechado nos substantivos e "e" aberto nas formas verbais:

aceno, acerto, apelo, aperto, apreço.

d) se for graficamente assinalado com acento agudo, naturalmente que é aberto:

décima, café, pé.



2. Quanto ao "o" aberto:

a) em sílaba átona, em posição inicial absoluta e sílaba travada, o "o" é quase sempre aberto:

 ordem, orquestra, hostil.

b) em sílaba átona, em posição inicial absoluta e em sílaba livre, é geralmente fechado.
Excepções, ou seja, palavras com "o" aberto:

boné, croquete, desossar, enxovia, forrobodó, gasogénio, rococó, sotavento.

c) em sílaba tónica, à semelhança do que se passa com o "e", o "o" ou é aberto ou fechado.
Exemplo de palavras com "o" aberto:

bola, bote, cobra, cola, copo, gola, homem, jovem, loja, lote, moda, modo, nosso, nove, pote, roca, rocha, roda., rosa, sola, toque, vosso, formas verbais (joga, come, dorme).


Resultado de imagem para fala que algo fica



d) em sílaba tónica, nas homógrafas, a pronúncia recomendada é a do "o" fechado nos substantivos e "o" aberto nas formas verbais:

acordo, arroto, bolo, esforço, forma.

e) se for graficamente assinalado com acento agudo, naturalmente que é aberto:


dócil, nódoa, só, vós.

f) em palavras graves terminadas em -ão, o "o" tónico é aberto e acentuado:

acórdão, lódão, órfão, órgão, ródão, sótão.

h) palavras em o..o: preguiçoso face a todo.

i) molho (= líquido) – o fechado vs. molho (= feixe) – o aberto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conectores do discurso. Textos e compreensão escrita

Por completar pessoalmente

Comércio: Tipos de Circuítos de distribuição

CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO:   caracteriza-se  pela existência de um  número reduzido de intermediários entre o produtor e o consumidor. Os produtos saem directamente dos produtores para os retalhistas que os vendem aos consumidores. RETALHISTAS:  São comerciantes que compram os produtos aos produtores ou a outros intermediários e vendem-nos directamente aos consumidores. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO: PRODUTOR   ->>-- RETALHISTA --->>--- CONSUMIDOR CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO : caracteriza-se  pela existência de um  vários intermediários entre o produtor e o consumidor. Os vários intermediários podem ser importadores, armazenistas, transportadores, agentes comerciais, etc. Todos os intermediários que se situam entre o produtor e o retalhista, designam-se por grossistas. Ao contrário dos retalhistas, os grossistas não vendem aos consumidores finais. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO:

Sustentabilidades

21 de julho de 2016 10 ERVAS DO MATO COMESTÍVEIS PARA CONHECER E SE BENEFICIAR No Brasil ➩em todo o mundo ⟸ há  mato de todo tipo – ervas daninhas  como também se chamam. E muitas dessas, o mato mesmo,  é comestível e até medicina l. Conheça aqui 10 das que você pode comer, em  saladas ou cozidos , e se beneficiar muito. Antigamente, quando a vida das pessoas estava muito mais ligada ao  meio rural , essas mesmas ervas eram conhecidas e aproveitadas. Não custa recuperar esse conhecimento, que tem milênios de benefícios para os seres humanos. Mas, tenha o cuidado de  não colher qualquer erva que esteja na beira de áreas agrícolas  industriais ou que usem qualquer tipo de agrotóxico assim como,  evite as que nascem na beira das rodovias ou avenidas , pelo excesso de poluentes que contêm. Fora isso, jardins, praias, campos, prados, estradinhas de terra, meio da mata, todos são lugares saudáveis para você colher sua salada. Mas, tenha atenção, não vá se confundir e comer alg