Avançar para o conteúdo principal

Reclamações

Escrever reclamações



- Administração Pública - Acesso à Justiça - Agências de Viagens - Agências Imobiliárias
- Atividade Bancária - Comércio - Crédito - Direito Real de Habitação Própria - Empreitada (1)
- Hotelaria e Similares - Proteção de Dados Pessoais - Publicidade Enganosa
- Seguros - Serviços Públicos Essenciais - Transportes

(1) Obra que se faz segundo determinadas condições por um preço previamente estipulado. Trabalho ajustado em globo (por junto, e não feito a jornal); tarefa. [Figurado] À pressa, sem esmero. "Se precisar fazer uma obra ou uma pequena reforma em sua casa, mas não tem tempo ou conhecimento técnico, é o caso de pensar em fazer um contrato de empreitada. Mesmo que seja só um funcionário, um contrato é essencial para evitar problemas durante e depois do serviço. A contratação de empreitada é um tipo de prestação de serviço. Diferente das outras formas, caracteriza-se por ter prazo certo para terminar. Como a empreitada normalmente é um serviço complexo, que envolve diversos tipos de materiais -- como cimento, tinta, azulejos -- e tem um preço que pesa no bolso, é importante tomar todas as cautelas antes de fechar contrato com o empreiteiro. Depois, é importante acompanhar a execução da obra e conferir se o resultado final está de acordo com o contratado. As orientações aplicam-se a serviços como alteração na disposição interna de ambientes, troca de portas e esquadrias, substituição de pisos, revestimentos ou peças sanitárias e consertos na rede elétrica ou hidráulica." http://poupaclique.ig.com.br/materias/000001-000500/166/166_1.html Leiria09

Boa tarde, Estamos quase, quase a começar a construção da nossa moradia. Pedimos alguns orçamentos para empreitada (ou preços são muito parecidos) mas já várias pessoas nos aconselharam a fazer a obra "ao dia", dizem que nos permite poupar bastante (5 a 10% do valor total da obra)... Será mesmo assim??? Nós para já, estávamos a pensar fazer empreitadas por fases e não "chave na mão". Conselhos? Experiências??? http://forumdacasa.com/discussion/16178/ao-dia-ou-a-empreitada/



É importante que uma carta de reclamação respeite certas regras essenciais:
· Identificação do remetente (quem escreve a carta) e do destinatário (a quem é dirigida a carta); · Menção da data e do local de envio; · Descrição dos antecedentes; · Exposição clara do que se pretende; · Assinatura; · Referência a documentos em anexo (se for necessário).
Também é conveniente ter cuidado com a apresentação da carta: · Escrevê-la à máquina ou num computador, para facilitar a leitura; Guarde cuidadosamente uma cópia (uma fotocópia da carta já assinada) e, se a entregar em mão, peça que o destinatário a assine, com a menção “Recebi em ___/___/___”. Se se tratar de uma empresa ou outra entidade, também deverá ser carimbada.


 (Nome e morada completa do remetente)
António Luís Guimarães Rua das Berlengas,182675-000 ODIVELAS Tel. 21 9310000 (no caso de desejar contacto telefónico)
 (Nome e morada completa do destinatário)
MOBILEX, LDA.Rua da Ilha do Pessegueiro, 122675-000 ODIVELAS
 (Localidade e data)
Odivelas, 10 de Novembro de 2003
Carta registada com aviso de recepção
(Descrição sucinta do assunto da carta)
Assunto: demora na entrega de sofá.
Exmo(s). Senhor(es), 
(Antecedentes: descrição sucinta dos factos que levaram ao envio da carta)
No passado dia 16 de Outubro, dirigi-me ao se estabelecimento, sito na morada acima indicada, com a intenção de adquirir um sofá. Após escolher o modelo que me interessava, assinei a nota de encomenda e paguei o sinal exigido, no valor de 100 € (cem euros). No dia 21, foi-me entregue o sofá encomendado, mas, após breve análise, percebi que o mesmo tinha um defeito: um dos pés estava rachado.
(Caracterização da situação actual)
Perante tal facto, recusei o sofá, solicitando que me fosse entregue outro exemplar, em bom estado, o mais depressa possível. No entanto, apesar de me dizerem que não haveria problema e que a entrega seria feita, o mais tardar, até ao final do mês, ainda continuo à espera. (Exposição clara do que se pretende)
Como é evidente, o atraso na resolução do problema tem trazido diversos transtornos à minha família. Por isso, venho exigir que o sofá me seja entregue, sem falta, dentro dos próximos 8 dias. Caso contrário, tenciono anular a referida encomenda e exigir a devolução do sinal.
 (Fecho)
Sem outro assunto de momento,

 (Assinatura) António Luís Gomes (Enumeração de cópias de documentos anexos)
Anexos:fotocópias da nota de encomenda e do recibo do sinal. Adaptado de 180 Modelos de Cartas, Pro Teste, 1999 ..................................................................................................................................................








Exercícios: Redige uma carta de reclamação numa das seguintes situações: A) Saber por que razão, a empresa onde trabalha ainda não actualizou o pagamento do seu subsídio de férias. B) Reclamar à TV Cabo, por terem sido privados de ver os diferentes canais, há já duas semanas, mesmo tendo a mensalidade em dia. C) Exigir um esclarecimento sobre a soma avultada da conta do telefone nestes dois últimos meses. D) Reivindicar a entrega de um prémio oferecido por uma empresa, na compra de um determinado produto. Compraram o produto, a empresa recebeu o vosso pedido, enviou-vos a mercadoria, mas o premio não apareceu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conectores do discurso. Textos e compreensão escrita

Por completar pessoalmente

Comércio: Tipos de Circuítos de distribuição

CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO:   caracteriza-se  pela existência de um  número reduzido de intermediários entre o produtor e o consumidor. Os produtos saem directamente dos produtores para os retalhistas que os vendem aos consumidores. RETALHISTAS:  São comerciantes que compram os produtos aos produtores ou a outros intermediários e vendem-nos directamente aos consumidores. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO: PRODUTOR   ->>-- RETALHISTA --->>--- CONSUMIDOR CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO : caracteriza-se  pela existência de um  vários intermediários entre o produtor e o consumidor. Os vários intermediários podem ser importadores, armazenistas, transportadores, agentes comerciais, etc. Todos os intermediários que se situam entre o produtor e o retalhista, designam-se por grossistas. Ao contrário dos retalhistas, os grossistas não vendem aos consumidores finais. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO:

Sustentabilidades

21 de julho de 2016 10 ERVAS DO MATO COMESTÍVEIS PARA CONHECER E SE BENEFICIAR No Brasil ➩em todo o mundo ⟸ há  mato de todo tipo – ervas daninhas  como também se chamam. E muitas dessas, o mato mesmo,  é comestível e até medicina l. Conheça aqui 10 das que você pode comer, em  saladas ou cozidos , e se beneficiar muito. Antigamente, quando a vida das pessoas estava muito mais ligada ao  meio rural , essas mesmas ervas eram conhecidas e aproveitadas. Não custa recuperar esse conhecimento, que tem milênios de benefícios para os seres humanos. Mas, tenha o cuidado de  não colher qualquer erva que esteja na beira de áreas agrícolas  industriais ou que usem qualquer tipo de agrotóxico assim como,  evite as que nascem na beira das rodovias ou avenidas , pelo excesso de poluentes que contêm. Fora isso, jardins, praias, campos, prados, estradinhas de terra, meio da mata, todos são lugares saudáveis para você colher sua salada. Mas, tenha atenção, não vá se confundir e comer alg