Escrever reclamações
- Administração Pública - Acesso à Justiça - Agências de Viagens - Agências Imobiliárias
- Atividade Bancária - Comércio - Crédito - Direito Real de Habitação Própria - Empreitada (1)
- Hotelaria e Similares - Proteção de Dados Pessoais - Publicidade Enganosa
- Seguros - Serviços Públicos Essenciais - Transportes
(1) Obra que se faz segundo determinadas condições por um preço previamente estipulado. Trabalho ajustado em globo (por junto, e não feito a jornal); tarefa. [Figurado] À pressa, sem esmero. "Se precisar fazer uma obra ou uma pequena reforma em sua casa, mas não tem tempo ou conhecimento técnico, é o caso de pensar em fazer um contrato de empreitada. Mesmo que seja só um funcionário, um contrato é essencial para evitar problemas durante e depois do serviço. A contratação de empreitada é um tipo de prestação de serviço. Diferente das outras formas, caracteriza-se por ter prazo certo para terminar. Como a empreitada normalmente é um serviço complexo, que envolve diversos tipos de materiais -- como cimento, tinta, azulejos -- e tem um preço que pesa no bolso, é importante tomar todas as cautelas antes de fechar contrato com o empreiteiro. Depois, é importante acompanhar a execução da obra e conferir se o resultado final está de acordo com o contratado. As orientações aplicam-se a serviços como alteração na disposição interna de ambientes, troca de portas e esquadrias, substituição de pisos, revestimentos ou peças sanitárias e consertos na rede elétrica ou hidráulica." http://poupaclique.ig.com.br/materias/000001-000500/166/166_1.html Leiria09
Boa tarde, Estamos quase, quase a começar a construção da nossa moradia. Pedimos alguns orçamentos para empreitada (ou preços são muito parecidos) mas já várias pessoas nos aconselharam a fazer a obra "ao dia", dizem que nos permite poupar bastante (5 a 10% do valor total da obra)... Será mesmo assim??? Nós para já, estávamos a pensar fazer empreitadas por fases e não "chave na mão". Conselhos? Experiências??? http://forumdacasa.com/discussion/16178/ao-dia-ou-a-empreitada/
É importante que uma carta de reclamação respeite certas regras essenciais:
· Identificação do remetente (quem escreve a carta) e do destinatário (a quem é dirigida a carta); · Menção da data e do local de envio; · Descrição dos antecedentes; · Exposição clara do que se pretende; · Assinatura; · Referência a documentos em anexo (se for necessário).
Também é conveniente ter cuidado com a apresentação da carta: · Escrevê-la à máquina ou num computador, para facilitar a leitura; Guarde cuidadosamente uma cópia (uma fotocópia da carta já assinada) e, se a entregar em mão, peça que o destinatário a assine, com a menção “Recebi em ___/___/___”. Se se tratar de uma empresa ou outra entidade, também deverá ser carimbada.
(Nome e morada completa do remetente)
António Luís Guimarães Rua das Berlengas,182675-000 ODIVELAS Tel. 21 9310000 (no caso de desejar contacto telefónico)
(Nome e morada completa do destinatário)
MOBILEX, LDA.Rua da Ilha do Pessegueiro, 122675-000 ODIVELAS
(Localidade e data)
Odivelas, 10 de Novembro de 2003
Carta registada com aviso de recepção
(Descrição sucinta do assunto da carta)
Assunto: demora na entrega de sofá.
Exmo(s). Senhor(es),
(Antecedentes: descrição sucinta dos factos que levaram ao envio da carta)
No passado dia 16 de Outubro, dirigi-me ao se estabelecimento, sito na morada acima indicada, com a intenção de adquirir um sofá. Após escolher o modelo que me interessava, assinei a nota de encomenda e paguei o sinal exigido, no valor de 100 € (cem euros). No dia 21, foi-me entregue o sofá encomendado, mas, após breve análise, percebi que o mesmo tinha um defeito: um dos pés estava rachado.
(Caracterização da situação actual)
Perante tal facto, recusei o sofá, solicitando que me fosse entregue outro exemplar, em bom estado, o mais depressa possível. No entanto, apesar de me dizerem que não haveria problema e que a entrega seria feita, o mais tardar, até ao final do mês, ainda continuo à espera. (Exposição clara do que se pretende)
Como é evidente, o atraso na resolução do problema tem trazido diversos transtornos à minha família. Por isso, venho exigir que o sofá me seja entregue, sem falta, dentro dos próximos 8 dias. Caso contrário, tenciono anular a referida encomenda e exigir a devolução do sinal.
(Fecho)
Sem outro assunto de momento,
(Assinatura) António Luís Gomes (Enumeração de cópias de documentos anexos)
Anexos:fotocópias da nota de encomenda e do recibo do sinal. Adaptado de 180 Modelos de Cartas, Pro Teste, 1999 ..................................................................................................................................................
Exercícios: Redige uma carta de reclamação numa das seguintes situações: A) Saber por que razão, a empresa onde trabalha ainda não actualizou o pagamento do seu subsídio de férias. B) Reclamar à TV Cabo, por terem sido privados de ver os diferentes canais, há já duas semanas, mesmo tendo a mensalidade em dia. C) Exigir um esclarecimento sobre a soma avultada da conta do telefone nestes dois últimos meses. D) Reivindicar a entrega de um prémio oferecido por uma empresa, na compra de um determinado produto. Compraram o produto, a empresa recebeu o vosso pedido, enviou-vos a mercadoria, mas o premio não apareceu.
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(1) Obra que se faz segundo determinadas condições por um preço previamente estipulado. Trabalho ajustado em globo (por junto, e não feito a jornal); tarefa. [Figurado] À pressa, sem esmero. "Se precisar fazer uma obra ou uma pequena reforma em sua casa, mas não tem tempo ou conhecimento técnico, é o caso de pensar em fazer um contrato de empreitada. Mesmo que seja só um funcionário, um contrato é essencial para evitar problemas durante e depois do serviço. A contratação de empreitada é um tipo de prestação de serviço. Diferente das outras formas, caracteriza-se por ter prazo certo para terminar. Como a empreitada normalmente é um serviço complexo, que envolve diversos tipos de materiais -- como cimento, tinta, azulejos -- e tem um preço que pesa no bolso, é importante tomar todas as cautelas antes de fechar contrato com o empreiteiro. Depois, é importante acompanhar a execução da obra e conferir se o resultado final está de acordo com o contratado. As orientações aplicam-se a serviços como alteração na disposição interna de ambientes, troca de portas e esquadrias, substituição de pisos, revestimentos ou peças sanitárias e consertos na rede elétrica ou hidráulica." http://poupaclique.ig.com.br/materias/000001-000500/166/166_1.html Leiria09
Boa tarde, Estamos quase, quase a começar a construção da nossa moradia. Pedimos alguns orçamentos para empreitada (ou preços são muito parecidos) mas já várias pessoas nos aconselharam a fazer a obra "ao dia", dizem que nos permite poupar bastante (5 a 10% do valor total da obra)... Será mesmo assim??? Nós para já, estávamos a pensar fazer empreitadas por fases e não "chave na mão". Conselhos? Experiências??? http://forumdacasa.com/discussion/16178/ao-dia-ou-a-empreitada/
É importante que uma carta de reclamação respeite certas regras essenciais:
· Identificação do remetente (quem escreve a carta) e do destinatário (a quem é dirigida a carta); · Menção da data e do local de envio; · Descrição dos antecedentes; · Exposição clara do que se pretende; · Assinatura; · Referência a documentos em anexo (se for necessário).
Também é conveniente ter cuidado com a apresentação da carta: · Escrevê-la à máquina ou num computador, para facilitar a leitura; Guarde cuidadosamente uma cópia (uma fotocópia da carta já assinada) e, se a entregar em mão, peça que o destinatário a assine, com a menção “Recebi em ___/___/___”. Se se tratar de uma empresa ou outra entidade, também deverá ser carimbada.
(Nome e morada completa do remetente)
António Luís Guimarães Rua das Berlengas,182675-000 ODIVELAS Tel. 21 9310000 (no caso de desejar contacto telefónico)
(Nome e morada completa do destinatário)
MOBILEX, LDA.Rua da Ilha do Pessegueiro, 122675-000 ODIVELAS
(Localidade e data)
Odivelas, 10 de Novembro de 2003
Carta registada com aviso de recepção
(Descrição sucinta do assunto da carta)
Assunto: demora na entrega de sofá.
Exmo(s). Senhor(es),
(Antecedentes: descrição sucinta dos factos que levaram ao envio da carta)
No passado dia 16 de Outubro, dirigi-me ao se estabelecimento, sito na morada acima indicada, com a intenção de adquirir um sofá. Após escolher o modelo que me interessava, assinei a nota de encomenda e paguei o sinal exigido, no valor de 100 € (cem euros). No dia 21, foi-me entregue o sofá encomendado, mas, após breve análise, percebi que o mesmo tinha um defeito: um dos pés estava rachado.
(Caracterização da situação actual)
Perante tal facto, recusei o sofá, solicitando que me fosse entregue outro exemplar, em bom estado, o mais depressa possível. No entanto, apesar de me dizerem que não haveria problema e que a entrega seria feita, o mais tardar, até ao final do mês, ainda continuo à espera. (Exposição clara do que se pretende)
Como é evidente, o atraso na resolução do problema tem trazido diversos transtornos à minha família. Por isso, venho exigir que o sofá me seja entregue, sem falta, dentro dos próximos 8 dias. Caso contrário, tenciono anular a referida encomenda e exigir a devolução do sinal.
(Fecho)
Sem outro assunto de momento,
(Assinatura) António Luís Gomes (Enumeração de cópias de documentos anexos)
Anexos:fotocópias da nota de encomenda e do recibo do sinal. Adaptado de 180 Modelos de Cartas, Pro Teste, 1999 ..................................................................................................................................................
Exercícios: Redige uma carta de reclamação numa das seguintes situações: A) Saber por que razão, a empresa onde trabalha ainda não actualizou o pagamento do seu subsídio de férias. B) Reclamar à TV Cabo, por terem sido privados de ver os diferentes canais, há já duas semanas, mesmo tendo a mensalidade em dia. C) Exigir um esclarecimento sobre a soma avultada da conta do telefone nestes dois últimos meses. D) Reivindicar a entrega de um prémio oferecido por uma empresa, na compra de um determinado produto. Compraram o produto, a empresa recebeu o vosso pedido, enviou-vos a mercadoria, mas o premio não apareceu.
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