Avançar para o conteúdo principal

Os condomínios em Portugal e no Brasil





Carta encontrada num site, blogue etc

" Caros, 
Gostaria de lhes colocar uma questão relativa a contentores do lixo. 
Vivo num prédio habitado maioritariamente por idosos. Existe um caixote do lixo para todo o prédio (daqueles verdinhos) que, ao contrário do que acontece nos prédios vizinhos, só está na rua a partir de certas horas (determinadas ñ sei bem por quem). O resto do tempo está fechado à chave numa das frações desabitadas da cave. 
Acontece que, como não tenho de viver pelos horários dos outros, e como não tenho, muito menos, de ir pôr o lixo à rua às horas que os meus queridos vizinhos querem (por vezes não estou sequer em casa a essa hora) tenho de me desenvencilhar por outros meios. Ou seja, vou pôr o lixo ao caixote do prédio ao lado, que costuma estar na rua durante o dia todo. 
Como ontem de manhã fui vista a fazer tamanha barbaridade, à noitinha quando cheguei tinha um enorme papel colado à entrada a avisar os senhores condóminos que só podem despejar o lixo dentro de um horário definido (ou seja, quando um dos velhotes se lembra de ir buscar o caixote à cave e colocá-lo no seu devido lugar, à porta da rua - escusado será dizer que fica logo cheio e que as únicas opções, para além de usar os caixotes dos outros prédios é deixar o lixo em casa ou colocá-lo à porta - nenhuma das opções são muito... higiénicas). 
Posto isto, o que gostaria de saber é se existe algum ponto na Lei do Condomínio que permita a estes meus vizinhos tão zelosos do seu caixote fazerem o que fazem. Basicamente serem os tiranos do caixote! "

Gestao do condomínio



"desenvencilhar (-se)", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha]
1. Soltar (o que está atado com vencelho, etc).
2. [Figurado]  Aclarar; resolver; desprender; separar.
3. Livrar, tirar das mãos de.

  • Qual o valor de Posto em "Posto isto"? concessivo ou causal?




Resposta:

Estou convencido que a Câmara municipal não impôe qualquer horário para se depejar o lixo doméstico.

Outra resposta:

Afinal a Câmara de Lisboa impõe o seguinte horário:

Secção II: Horário de Deposição dos Resíduos Sólidos Urbanos
Artigo 19º

1. O horário de deposição dos RSU é o seguinte:

a) Nos locais onde a remoção se efectua através de recipientes de utilização colectiva existentes na via pública, a que se refere a alínea c) do nº1 do artigo 15º, entre as 18 horas do dia anterior e as 6 horas do dia em que se efectua a remoção se esta se efectuar em horário diurno e entre as 18 e as 23 horas das noites em que se efectue a remoção, quando esta for nocturna;

b) Entre as 8 horas e as 22 horas, nos equipamentos destinados a recolhas selectivas de vidro, colocados na via pública;

c) A qualquer hora do dia nos restantes equipamentos destinados a recolhas selectivas, a que se refere a alínea d) do nº1 do artigo 15º.

2. O horário de colocação na via pública dos equipamentos definidos nas alíneas a) e b) do nº 1 do artº 15º, é entre as 19 e as 23 horas das noites em que se efectue a remoção, junto à porta de serviço, devendo ser retirados até às 10 horas do dia seguinte.

3. Para áreas específicas do Município e tendo em conta o horário de remoção, os horários previstos nos números anteriores, podem ser alterados pela C.M. de Lisboa através de comunicação do Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos.

4. A deposição das fracções valorizáveis de RSU, deve ser efectuada nas condições e em horário a definir pela C.M. de Lisboa através do Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos.

  • Três verbos no mínimos são usados para dirigir a palavra "LIXO" quais? e de que dependem?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conectores do discurso. Textos e compreensão escrita

Por completar pessoalmente

Comércio: Tipos de Circuítos de distribuição

CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO:   caracteriza-se  pela existência de um  número reduzido de intermediários entre o produtor e o consumidor. Os produtos saem directamente dos produtores para os retalhistas que os vendem aos consumidores. RETALHISTAS:  São comerciantes que compram os produtos aos produtores ou a outros intermediários e vendem-nos directamente aos consumidores. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO: PRODUTOR   ->>-- RETALHISTA --->>--- CONSUMIDOR CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO : caracteriza-se  pela existência de um  vários intermediários entre o produtor e o consumidor. Os vários intermediários podem ser importadores, armazenistas, transportadores, agentes comerciais, etc. Todos os intermediários que se situam entre o produtor e o retalhista, designam-se por grossistas. Ao contrário dos retalhistas, os grossistas não vendem aos consumidores finais. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO:

Sustentabilidades

21 de julho de 2016 10 ERVAS DO MATO COMESTÍVEIS PARA CONHECER E SE BENEFICIAR No Brasil ➩em todo o mundo ⟸ há  mato de todo tipo – ervas daninhas  como também se chamam. E muitas dessas, o mato mesmo,  é comestível e até medicina l. Conheça aqui 10 das que você pode comer, em  saladas ou cozidos , e se beneficiar muito. Antigamente, quando a vida das pessoas estava muito mais ligada ao  meio rural , essas mesmas ervas eram conhecidas e aproveitadas. Não custa recuperar esse conhecimento, que tem milênios de benefícios para os seres humanos. Mas, tenha o cuidado de  não colher qualquer erva que esteja na beira de áreas agrícolas  industriais ou que usem qualquer tipo de agrotóxico assim como,  evite as que nascem na beira das rodovias ou avenidas , pelo excesso de poluentes que contêm. Fora isso, jardins, praias, campos, prados, estradinhas de terra, meio da mata, todos são lugares saudáveis para você colher sua salada. Mas, tenha atenção, não vá se confundir e comer alg