VOCABULÁRIO DAS ARTES VISUAIS.
Identificar os elementos estruturais das imagens e obras visuais.
Poder elaborar textos críticos e comentários de peças artísticas.
Conhecer artistas portugueses de renome.
Conhecer artistas portugueses de renome.
1. O PROCESSO DE CRIAÇÃO: Os elementos formais são necessários para se criar uma imagem. Com um ponto construímos uma linha e assim faremos planos, daremos cores e texturas a uma obra. Temos os elementos vivenciais, pois damos um tema para imagem ou obra que vira uma história para se contar, ou um acontecimento, que a partir do olhar sugere algo a se dizer.
2.IMAGENS. Será que dá para ler o seu significado? Ou a imagem é só para ver? Existem regras básicas para entender a fala e as imagens. Não dá para embaralhar as palavras e ser entendido, com as imagens acontecem à mesma coisa. Para produzir um objeto e uma cena, os pontos, as linhas, a cor e a forma não podem ser colocados de qualquer forma. Tudo tem o seu lugar, é assim que o artista se comunica. Um texto visual é uma forma de expressar ideias, vender um produto etc.
3. AS CORES existem porque existe luz, certo? A luz natural do sol, por exemplo, é branca. Só que essa luz contém todas as outras cores. Para vermos isso, pegamos num prisma e deixamos que a luz do sol incida sobre ele. Quando falamos de cores, é preciso distinguir entre a cor-luz e a cor-pigmento.
A cor luz é a encontrada nos objetos que emitem luz, como monitores, lanternas, televisão.
A cor pigmento é a cor das tintas que o artista usa para pintar.
4. DESENHAR é a arte de representar alguma coisa por meio de sinais, linhas e pontos.
O desenho livre é aquele que você solta a imaginação, a sua criatividade. No desenho livre, os temas nos inspiram na criação e no uso de pontos, linhas e cores.
5. ARTE- Palavra de origem latina “ars” significa técnica ou habilidade. Arte é a produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana.
6 . ELEMENTOS ESTRUTURAIS - São essenciais para uma composição, pois formam a estrutura do trabalho.
Estes elementos são PONTO, LINHA, FORMA, TEXTURA e COR. O PONTO: o ponto gráfico é aquele em que sua forma e dimensão são definidas pelo artista.
O ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na Geometria para determinar um lugar no plano ou no espaço.
A LINHA: é o desdobramento do ponto em qualquer direção. A linha tem apenas uma dimensão: o comprimento. Mas se trabalharmos com ela, cruzando-a, envolvendo–a, amarrando-a em si mesma, ela pode criar a ilusão de espaço, representar volumes, dar impressão de profundidade, de distância, etc...
A FORMA: Quando olhamos ao nosso redor, percebemos que todas as coisas têm uma forma, e as formas dos objetos, muitas vezes, estão ligadas a sua função. Observe uma cadeira, ela tem uma função acomodar sentados, temos varias formas de cadeira, o que muda é o “design”, ou seja o desenho dela. A forma no desenho, na pintura ou nas demais expressões artísticas pode ser:
FORMA FIGURATIVA: é aquela que retrata e expressa a figura de um lugar, objeto, pessoa ou situação de forma que possa ser identificado, reconhecido.
FORMA ABSTRATA: termo utilizado para classificar toda forma de arte que utiliza somente formas, cores ou texturas, sem retratar nenhuma figura. Ex. uso de linhas dando formas, texturas, etc.
Quadros de Paula Rego, Vieira da Silva, etc
Comentários
Enviar um comentário
Obrigado pelos teus comentários