Avançar para o conteúdo principal

Saúde financeira, já ouviu falar?



Conceito de Saúde Financeira


A saúde é um bem que pode ser de diferentes tipos. A saúde não se refere apenas ao bem-estar geral, mas também ao económico. Assim, a saúde financeira se remete à gestão das finanças. Por exemplo, do ponto de vista económico, é muito importante integrar a economia como um investimento para o futuro.
Por esta razão, para manter uma boa saúde financeira as despesas devem estar sempre equiparadas às receitas. Em todo o lar existem os gastos fixos e os variáveis.

Como economizar?


Através das despesas variáveis é que se pode economizar, pois de certa forma podem ser gastos mais prescindíveis. Entretanto, pode ser também que o salário de uma pessoa seja baixo.


Assim ocorre, por exemplo, com os empregos precários. Neste caso, a saúde financeira é complexa pelo fato da economia tornar-se quase impossível e a pessoa vive apenas dia após dia.

A saúde financeira está em constante relação com o emocional
Porque motivo? Porque os problemas económicos causam constantes preocupações pessoais, por exemplo, a incerteza do futuro. Por outro lado, ter uma excelente saúde financeira proporciona uma maior tranquilidade ao poder tomar decisões em longo prazo, ou inclusive, para ter tranquilidade quando se perde o emprego, uma vez que o profissional sabe que tem uma economia para poder viver durante alguns meses.
Em relação à saúde financeira, a pessoa toma decisões constantemente. Por exemplo, desde a escolha dos produtos do mercado até para comprar uma casa, um carro, alugar um apartamento, etc.
A economia evolui constantemente e cada vez mais existe novas formas de economia colaborativa que também mostram esse tipo de mentalidade.
No campo profissional, novas portas se abrem e melhora a saúde financeira dos empresários, mesmo no início da atividade, por exemplo, com o coworking, que significa alugar um espaço profissional em função das horas trabalhadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conectores do discurso. Textos e compreensão escrita

Por completar pessoalmente

Comércio: Tipos de Circuítos de distribuição

CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO:   caracteriza-se  pela existência de um  número reduzido de intermediários entre o produtor e o consumidor. Os produtos saem directamente dos produtores para os retalhistas que os vendem aos consumidores. RETALHISTAS:  São comerciantes que compram os produtos aos produtores ou a outros intermediários e vendem-nos directamente aos consumidores. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO: PRODUTOR   ->>-- RETALHISTA --->>--- CONSUMIDOR CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO : caracteriza-se  pela existência de um  vários intermediários entre o produtor e o consumidor. Os vários intermediários podem ser importadores, armazenistas, transportadores, agentes comerciais, etc. Todos os intermediários que se situam entre o produtor e o retalhista, designam-se por grossistas. Ao contrário dos retalhistas, os grossistas não vendem aos consumidores fi...

Textos jornalísticos nota noticia reportagem crónica

Entenda a diferença entre nota, notícia e reportagem 5 respostas *Patrícia Paixão “Que notícia interessante, meu filho!”, diz sua mãe, apontando para um editorial ou uma crônica. Para o leigo, todos os textos que aparecem em um jornal são “ notícias ”, mesmo aqueles que pertencem ao gênero opinativo, no qual claramente prevalece a visão de mundo do jornalista. Quem conhece os gêneros jornalísticos sabe que isso é um grande equívoco. Existem diversos tipos de textos em um veículo e é preciso saber diferenciá-los. Fico espantada quando às vezes pego alunos no último ano do curso de Jornalismo que ainda não sabem diferenciar notícia de reportagem, artigo  de editorial, crônica de resenha e assim por diante. Seria o mesmo caso do médico que está se formando confundindo o rim com o fígado, o coração com o pulmão! No post de hoje vamos falar das diferenças entre  três tipos textuais  bastante trabalhados no gênero informativo (gênero no qual não deve...