Avançar para o conteúdo principal

Os chapéus do Bono












Tecnologia da Informação Emergentes – 6 Chapéus

Publicado por Gustavo em novembro 1, 2012

Nesta próxima série iremos falar sobre a TI Emergente. Algumas dúvidas como: De que forma uma empresa estabelecida realiza a transição entre uma tecnologia dominante e a vasta gama de opções que emergem no cenário contemporâneo? O gestor brasileiro dispõe de menos opções de fornecedores capacitados, de mão de obra qualificada e precisa desembolsar mais dinheiro para adquirir tecnologias que propiciem vantagem competitiva. Por isso, vamos abordar alguns temas para solucionar e dar ideias sobre a TI Emergentes.
Vamos começar pelos 6 (seis) Chapéus (de Bono):
De Bono definiu seis tipos de pensamentos para condução de reuniões criativas e deu a cada um deles um chapéu de cor diferente. São eles:
Chapéu Azul: O processo (Agenda, cronograma, objetivos, etc.).
Chapéu Branco: Análise de fatos e informações.
Chapéu Verde: Criação de alternativas/respostas para o problema.
Chapéu Amarelo: Exame dos aspectos positivos das alternativas.
Chapéu Preto: Exame dos aspectos negativos das alternativas.
Chapéu Vermelho: Intuição

6 Chapéus

Como podemos utilizar os 6 Chapéus ?
O líder/facilitador do grupo usa o chapéu azul (pensando nos processos) durante o encontro/inteiro.
Para guiar o grupo, peça que imaginem que estão passando por fases, mudando de chapéus conforme mudam de fase.
Geralmente uma reunião começa pelo Chapéu Azul, depois avança, por ordem, para o branco, verde, amarelo, preto e vermelho. Um líder mais experiente pode facilmente ir e voltar entre as fases, desde que deixe sempre claro em qual fase/cor o grupo está. Ai se faz um sumário/resumo da reunião, decide-se o que tiver de ser decidido e parte-se para um cronograma.
Vamos dar um exemplo: você convoca uma reunião para discutir se devem ou não usar os seis chapéus na sua empresa.
Passo 1 – Chapéu Azul:
Inicio na reunião. “Olá. Obrigado por terem vindo. Chamei-os aqui porque quero discutir com vocês a utilização nas nossas reuniões de uma técnica chamada seis chapéus. A reunião vai durar meia-hora e, ao término, quero decidir com vocês se continuaremos a utilizar está técnica ou não. Ok?”
Passo2 – Chapéu Branco:
Nesta fase explica-se a técnica, o que significa cada chapéu, que todos devem estar sempre usando mentalmente a mesma cor de chapéu. Ou seja, todo mundo sempre na mesma fase. Isto beneficia a discussão e participação de todos com as mesmas perspectivas.
Passo 3 – Chapéu Verde:
Essa é a fase da criatividade, o brainstorming. “Vamos imaginar em que tipo de reunião essa técnica seria mais bem aplicada”? Revisão de metas, criação de novos produtos e serviços, etc. Quais das nossas reuniões poderiam ser mais produtivas? Onde e como poderíamos aumentar a eficiência das nossas reuniões se as estruturássemos com os seis chapéus?”. Deixe que todos falem, critiquem, façam sugestões, etc. Lembre-se de que o líder/facilitador está sempre usando mentalmente o chapéu azul – é a sua função guiar o grupo com foco no objetivo final.
Passo 4 – Chapéu Amarelo:
Agora chegou a hora de examinar os aspectos positovos das ideias. “Quais seriam as vantagens de adotarmos essa técnica nas situações que vocês acabaram de sugerir?” respostas típicas: economia de tempo, menos problemas de comunição interna, maior produtividade, etc. lembre-se que todos estão ainda com o chapéu amarelo. Logo só podem ser feitos elogios e comentários positivos em relação às ideias. Guardem as criticas para o chapéu preto (observe a dificuldade que algumas pessoas terão nessa fase).
Passo 5 – Chapéu Preto:
Essa é a parte das críticas. “Quais são as críticas que podemos fazer a este sistema? Qual é o lado negativo? O que podemos perder?”.   Permita que todos falem e lembre-se que não devem discutir prós e contras. Já tivemos a fase do pró (agora é para ser do contra).
Passo 6 – Chapéu Vermelho:
Esta é a parte mais emocional e intuitiva, menos racional. “Gostaram ou não gostaram? O que sentiram?”. Não precisam dar grandes explicações – é para ser bem rápido mesmo. As pessoas podem votar e decidir, nesta fase, o que fariam.
Passo 7 – Retorno ao Chapéu Azul:
Resumo e fechamento da reunião. “Vamos recapitular o que fizemos hoje aqui? Apresentamos o conceito dos seis chapéus e discutimos seus prós e contras. Concluímos que …Sugiro….Depois podemos nos juntar novamente para discutir…Todos de acordo?”.
Texto adaptado por Gustavo, com base no livro – Tecnologia da Informação Emergentes (Prof. Paulo Sergio da Silva Sanz).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conectores do discurso. Textos e compreensão escrita

Por completar pessoalmente

Comércio: Tipos de Circuítos de distribuição

CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO:   caracteriza-se  pela existência de um  número reduzido de intermediários entre o produtor e o consumidor. Os produtos saem directamente dos produtores para os retalhistas que os vendem aos consumidores. RETALHISTAS:  São comerciantes que compram os produtos aos produtores ou a outros intermediários e vendem-nos directamente aos consumidores. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO: PRODUTOR   ->>-- RETALHISTA --->>--- CONSUMIDOR CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO : caracteriza-se  pela existência de um  vários intermediários entre o produtor e o consumidor. Os vários intermediários podem ser importadores, armazenistas, transportadores, agentes comerciais, etc. Todos os intermediários que se situam entre o produtor e o retalhista, designam-se por grossistas. Ao contrário dos retalhistas, os grossistas não vendem aos consumidores finais. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO:

Dependência afetiva

Responda V ou F segundo o que se diz no áudio, ou também F se não se defender explicitamente: A dependência afetiva:      é característica dos seres humanos.      causa aborrecimento permanente nas relações.      dá origem a situações conflituosas constantes.      o pior é reconhecer o problema à frente do parceiro.      não tem a ver com ter uma relação ruim É recomendável pedir desculpa pelos erros já cometidos Mesmo adultos reproduzimos os modelos afetivos dos nossos pais As necessidades básicas deveriam ser partilhadas com @ outr@ Não temos que nos sentir culpados por implorar amor. Reconheça as suas próprias opiniões. Nada tem mais valor do que encontrar @ parceir@ ideal. (até 6:10)