Avançar para o conteúdo principal

Pedido, solicitação, requerimento

Pedido, solicitação, requerimento, requisição


solicitação
1. solicitud , pedido.
2. fig tentación ƒ, apelación ƒ.
3. postulación (postulação)

 requisição (documento oficial) ƒ;

(jurídico) ato através do qual se pede determinada providência, realizado por quem possui autoridade para tal». 

¿Me puede hacer un volante para el ginecólogo?
Pode dar-me uma requisição (br?)para o ginecologista?

O médico de família dá uma credencial (consulta) para o especialista.


E E E
Um requerimento é um documento usado por empresas ou particulares para solicitar informações ou fazer pedidos a um organismo público, a uma instituição ou a uma autoridade.
1. ESTRUTURA
Um requerimento bem estruturado ajuda a uma melhor compreensão daquilo que é pedido. Deve, por isso, constar das seguintes partes:
- IDENTIFICAÇÃO DO ORGANISMO A QUE SE DIRIGE.
- INTRODUÇÃO - contém os dados pessoais que identificam o requerente: nome, naturalidade, idade, profissão, morada, número do B.I., número de contribuinte, etc..
- MENSAGEM - contém o pedido e as razões que o justificam:
- Exposição: espaço onde se explica detalhadamente o motivo do pedido enumerando, de forma ordenada os argumentos e as causas (cada argumento pode ser precedido pela palavra QUE).
- Petição: espaço onde se expressa o que se solicita à pessoa ou entidade a que é dirigido o requerimento (pode ser, por exemplo, a fórmula: SOLICITO a V. Ex.ª que...)
- FECHO: consta de três elementos que terminam o requerimento.
- Expressão da conclusão: Pede deferimento
- Data: por extenso, antecedida da indicação do lugar.
- Assinatura do requerente.
2. APRESENTAÇÃO
Na apresentação de um requerimento há que ter alguns cuidados. Assim, deve-se:
- usar uma folha branca ou uma folha própria para o efeito;
- deixar uma margem superior de 6 cm e uma margem esquerda de 7 cm;
- separar os diferentes pontos do requerimento por uma linha em branco;
- adequar as formas de tratamento à entidade a que se destina ( começa-se por: Ex.mo Sr. ou Il.mo Sr. e no interior do texto devemos escrever V. Ex.ª ou, por extenso Vossa Excelência).
3. EXEMPLOS

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Ex.mo Sr._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 
Director do Teatro "Setúbal em Palco"_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Eu, abaixo assinado, Paulo Silva, estudante, natural de Setúbal, estando a frequentar o 9º ano do ensino básico, na Escola Secundária nº 2, venho, em nome dos meus colegas de turma, expor o seguinte: depois de termos estudado algumas obras de Gil Vicente, gostaríamos de montar um pequeno espectáculo com uma colagem de textos do próprio Gil Vicente e de outros autores._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ Solicito, por isso, a V. Ex.ª que nos conceda, se possível, um espaço no vosso teatro para ensaiarmos e para, mais tarde, mostrarmos o nosso trabalho a toda a comunidade._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
Pede deferimento_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _
Setúbal, um de Março de 2000_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _
Paulo Silva_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Ex.ma Sr.ª_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _Presidente do Conselho Executivo_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _da Escola Secundária de Castelo de Vide_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _Eu, abaixo assinado, António Manuel da Cruz, estudante, natural de Castelo de Vide, residente na Rua Alves Redol, nº 7, com o B. I. n.º 3647658, de 28/07/92, do arquivo de identificação de Lisboa, contribuinte n.º 8796324912._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _Exponho_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _QUE me foi concedida uma bolsa de estudo no dia 4 do mês de Setembro do ano transacto, no valor de 35 000$00 mensais._ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _QUE me foi comunicado que essa bolsa seria enviada para a morada acima indicada, a 25 de cada mês._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _QUE passados três meses que foram da concessão da bolsa, ainda nada me foi enviado._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _SOLICITO que V. Ex.ª tome conhecimento deste caso e accione os mecanismos necessários para a sua resolução._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _  _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _Pede deferimento_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Castelo de Vide, três de Janeiro de 2000_ _ _ _ _
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ António Manuel da Cruz_ _ _ _ _ _ _ _ _
4. PRÁTICA
Redige um requerimento a uma empresa, autarquia, escola ou outra instituição sobre um dos seguintes temas:
- Solicitação de entrevista para obtenção de emprego.
- Pedido de empréstimo de instalações desportivas para um torneio escolar.
- Pedido de ligação eléctrica, de água ou de esgotos.
- Outro.

Exmo. Sr. Director da escola da APEL (Associação Promotora do Ensino Livre), Pe. David Quintal.
Eu, abaixo assinada, Paula Isabel de Sousa Ramos e Fariña, estudante na referida escola no 10º ano, turma E, nº11 (Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais), com B.I. nº 13659100,Contribuinte nº 220048193 e Cartão de Identificação nº 12038, com quinze anos de idade, natural da Cidade de Câmara de Lobos, residente na Cidade de Câmara de Lobos, com morada: Rua João Ricardo Ferreira César, nº 29, 1º e Código postal 9300-076, mediante a situação por vezes caótica vivida pelos estudantes deste estabelecimento de ensino nos intervalos entre os blocos de aulas e no intervalo para almoço, durante os quais a fila para compra de alimentos no bar da escola é muito extensa, obrigando, por vezes, vários alunos dos mais variados cursos e anos de escolaridadea chegarem atrasados às suas aulas devido ao tempo de espera demasiado longo a que são sugeitos para serem devidamente atendidos.
 A situação estende-se igualmente ao intervalo de almoço, em que o tempo, já escasso, se estingue na fila de espera, levando alguns alunos a usufruírem de menos de metade do período de almoço a que têm direito.
Solicito a V. Ex.ª que analise esta situação.
Sugiro, na minha simples qualidade de estudante deste estabelecimento, a instalação de um ou mais pontos de venda de refeições e/ou contratação de um ou mais funcionários, de modo a abreviar o tempo de espera a que os alunos são sujeitos.
Admitindo os encargos financeiros que a aprovação e consequente aplicabilidade de tais sugestões possam advir, peço que tome consciência de que tais mudanças trarão inúmeros benefícios aos alunos que, aliás, a elas têm direito, visto o valor simbólico que oferecem mensalmente ao estabelecimento de ensino aqui tratado.
Pede Deferimento.
Câmara de Lobos, 24 de Novembro de 2008

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conectores do discurso. Textos e compreensão escrita

Por completar pessoalmente

Comércio: Tipos de Circuítos de distribuição

CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO:   caracteriza-se  pela existência de um  número reduzido de intermediários entre o produtor e o consumidor. Os produtos saem directamente dos produtores para os retalhistas que os vendem aos consumidores. RETALHISTAS:  São comerciantes que compram os produtos aos produtores ou a outros intermediários e vendem-nos directamente aos consumidores. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO CURTO: PRODUTOR   ->>-- RETALHISTA --->>--- CONSUMIDOR CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO : caracteriza-se  pela existência de um  vários intermediários entre o produtor e o consumidor. Os vários intermediários podem ser importadores, armazenistas, transportadores, agentes comerciais, etc. Todos os intermediários que se situam entre o produtor e o retalhista, designam-se por grossistas. Ao contrário dos retalhistas, os grossistas não vendem aos consumidores finais. EXEMPLO DE UM CIRCUITO DE DISTRIBUIÇÃO LONGO:

Dependência afetiva

Responda V ou F segundo o que se diz no áudio, ou também F se não se defender explicitamente: A dependência afetiva:      é característica dos seres humanos.      causa aborrecimento permanente nas relações.      dá origem a situações conflituosas constantes.      o pior é reconhecer o problema à frente do parceiro.      não tem a ver com ter uma relação ruim É recomendável pedir desculpa pelos erros já cometidos Mesmo adultos reproduzimos os modelos afetivos dos nossos pais As necessidades básicas deveriam ser partilhadas com @ outr@ Não temos que nos sentir culpados por implorar amor. Reconheça as suas próprias opiniões. Nada tem mais valor do que encontrar @ parceir@ ideal. (até 6:10)